Alteia

Alteia é muito semelhante a malva. Suas folhas e raízes fornecem chá de propriedades emolientes e calmantes, muito o útil para em caso de inflamação. Suas folhas e raízes fornecem chás de propriedades emolientes e calmantes. Pode-se fazer emplastos com as folhas e raízes para debelar inflamações na pele.

Alteia (Althaea Officinalis) pertence à família das malváceas. Essa planta já era conhecida e indicada para uso medicinal em Roma antiga. Possui em seus princípios ativos glicídios pectina e princípios amargos. Ela é famosa pelas suas virtudes béquicas e emolientes. Assim, segundo algumas opiniões, supera a malva nessas suas virtudes.

Algumas indicações:

- Calmante;
- Anti-inflamatório, por conter flavonoides;
- Aliviar tosse, inflamação na garganta e bronquite;
- Combater infecções, pois fortalece o sistema imunológico;
- Reduzir os níveis de açúcar no sangue;
- Ajudar a cicatrização de feridas na boca, nos dentes, furúnculos, acnes e queimaduras, quando aplicada na região ferida através de uma compressa.


Contra indicações:

A alteia está contraindicada durante a gravidez ou lactação e durante o uso de produtos que contenham álcool, taninos ou ferro. Além disso, pacientes diabéticos só devem consumir esta planta de acordo com orientação médica, pois ela pode aumentar o efeito dos medicamentos e causar alterações nos níveis de glicemia.



Como fazer o chá:

Coloque 2 colheres de sopa de erva para um litro de água, Deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.  Tome 2 a 3 xícaras ao dia. 


Assista ao vídeo:




Fonte(s):
O maravilhoso poder das plantas - Eliza Biazzi




Nenhum comentário:

Postar um comentário