Agrião

O Agrião-do-brejo, Agrião-da-europa, Cardomo-dos-rios ou simplesmente Agrião é uma planta de folhas pequenas e verde-escuras, a hortaliça é uma excelente opção para enriquecer saladas. De origem asiática ela cresce abundantemente nas margens de rios e córregos brasileiros. Hoje é conhecida no mundo inteiro não só por ser uma hortaliça saborosa mas também por suas propriedades medicinais.

Propriedades medicinais:

Descongestionante, béquico, digestivo, depurativo, diurético, o agrião é também rico em iodo, ferro, fosfato, e óleos essenciais.


Como plantar:

O plantio de agrião é feito por meio de sementes que podem ser compradas em supermercados, cooperativas e lojas de produtos agropecuários. O espaçamento para o cultivo do agrião são de 20 centímetros entre plantas e 25 entre linhas. Pode-se utilizar caixotes como uma alternativa para áreas pequenas. O agrião necessita de boa luminosidade, com pelo menos algumas horas de sol direto diariamente. Em regiões de clima quente evite que a planta fique exposta ao sol nas horas mais quentes do dia.  Algumas propriedades utilizam o sistema de hidroponia. O plantio é feito em solução nutritiva, mas tem custo alto.

Como utiliza-lo:

Como salada e como suco, para isto adicione no liquidificador 2 ramos de agrião e um copo de suco de laranja e bata bem. 




Links:


Nenhum comentário:

Postar um comentário